sábado, 7 de maio de 2011

Pantagruel

É talvez um dos livros antigos de culinária mais conhecido em Portugal. Sendo possuidora da 17ª edição de 1955 , aquela que ainda era autografada pela autora, hoje resolvi experimentar a receita Nº1953 "Quéques à pressa".
Receita bem actual pois tempo é uma coisa que escasseia nos dias de hoje.
Este livro tem todo o tipo de receitas, algumas bem curiosas tais como a receita Nº2620 que ensina a fazer, imaginem, "Fermento em pó" e a receita Nº 1727 "Soufflé de miolos" na parte dos alimentos para crianças. Seria bom!?! Não me lembro...  :o/
A 2ª parte do livro dedicada à doçaria tem como introdução "Os meus segredos, os meus conselhos" que são 40. Vou apenas transcrever algumas partes:

"9º - Prefira a todos os fornos os de fogão a gás. É o único que nos dá a garantia de um trabalho perfeitíssimo porque o podemos regular absolutamente à nossa vontade. Não falemos nos fogões eléctricos, luxo entre nós ainda não permitido" Estávamos em 1955, e, em Portugal...

39º - "Aproveite também a nata do leite. Todos os dias, depois do leite ferver, deixe criar a nata e tire-a para uma tigelinha. Se tiver frigorífico poderá conservá-la fresca durante muitos dias.(...) Nas receitas que levam manteiga poderá, com vantagem, substituir parte do peso desta, por nata de leite e poupará assim uma porção de manteiga. (...)" Mais uma vez, estávamos em 1955, e, em Portugal... "Se tiver frigorífico"?!?


 






Sem comentários:

Enviar um comentário